No final da sua carreira como profissional de ciclismo, Mark Cavendish venceu o Critério de Singapura, uma corrida especial realizada pelo organizador do Tour de France, num cenário dominado pela despedida de um dos maiores sprinters da história do ciclismo.
Mark Cavendish despede-se do ciclismo profissional após 20 anos de carreira, num dia de festa onde conseguiu uma vitória num sprint à sua imagem, levando a melhor sobre Jasper Philipsen e Arnaud de Lie.
Ao cruzar a meta pela última vez, o míssil da Ilha de Man (como ficou conhecido) formou um 35 com as duas mãos, o seu número de vitórias em etapas do Tour de France, conquista que fica para a história do ciclismo e da sua carreira.
De todas as palavras de Mark Cavendish neste dia, destacamos estas:
“Andar de bicicleta é uma forma de liberdade, é uma forma de conhecer pessoas, de estar onde queremos estar. É um desporto com muito potencial, um meio de transporte e uma atividade de lazer…”
Mark Cavendish
Este triunfo no Critério de Singapura foi uma despedida simbólica, num evento que reuniu alguns dos melhores ciclistas do mundo. Entre os ciclistas que partilharam o percurso com Cavendish estavam figuras de renome, como Jasper Philipsen, Biniam Girmay, Arnaud de Lie, Primoz Roglic ou lendas do Tour de France como Chris Froome e Vicenzo Nibali, o que tornou o momento ainda mais especial para o público e para o próprio atleta.
Créditos da fotografia de destaque: A.S.O./Danial Hakim