Neste artigo mostramos a Colnago V3Rs de Ivo Oliveira, ciclista português da UAE Team Emirates que conta com vários títulos de realce. Com apenas 25 anos de idade já conta com títulos como o de Campeão Nacional de contrarrelógio em 2020, ou Campeão da Europa e do Mundo de perseguição individual na pista, entre outros.
Tivemos a sua bicicleta nas mãos para te mostrar ao pormenor a bicicleta de competição da UAE Team Emirates.
A Colnago V3Rs de Ivo Oliveira
Acerca do modelo desta bicicleta, a V3Rs foi lançada em 2019 e é o modelo mais “racing” da marca de Cambiago, sendo que toda a equipa UAE Team Emirates utiliza este modelo nas competições onde se apresenta.
Versão UAE Team Emirates
A equipa UAE Team Emirates utiliza componentes da marca italiana Campagnolo para equipar todas as suas bicicletas, desde a transmissão à travagem, tudo fica a cargo da gama mais alta da marca italiana, Campagnolo Super Record, sendo a transmissão electrónica e de 12 velocidades.
A Colnago V3Rs de Ivo Oliveira tinha montados pratos 54/39 (relações semelhantes às utilizadas no novo grupo de 12v. da Shimano, mas diferentes das 12v. da SRAM).
Pode ainda ver-se que o medidor de potência utilizado pela equiupa UAE Team Emirates é da marca SRM.
A UAE Team Emirates utiliza também rodas Campagnolo, que no caso da V3Rs de Ivo Oliveira são as rodas Bora One 50, com um perfil de 50mm.
Todas as bicicletas têm montados pneus Pirelli, a equipa UAE-Emirates mudou de fornecedor de pneus este ano, tendo corrido com Vittoria por várias temporadas, a equipa mudou para a Pirelli em 2022.
Quando foi lançada em 2019, a V3Rs trazia como uma das novidades a forqueta completamente redesenhada, que comparando com a sua antecessora V2-r, é muito mais leve e permite a montagem de pneus mais largos.
Na lateral do avanço o logotipo da marca de relógios de luxo Richard Mille, é um patrocínio mas nada tem a ver com o modelo do guiador.
O guiador integral (avanço e guiador integrados), é um exclusivo Deda Alanera (marca de componentes italiana), que tem um “modesto” preço de 795,00€ no site da marca.
Pode ver-se ainda o suporte para o dispositivo SRM na parte frontal do guiador, bem como o belíssimo e particular design das manetes Campagnolo Super Record.
Seguindo a tendência dos dias de hoje, toda a cablagem passa pelo interior do guiador e quadro.
Algo que verificamos, é que praticamente todas as equipas do World Tour hoje em dia têm instalado um guia de corrente e a UAE Team Emirates não é excepção, pode ver-se montado o guia por debaixo do desviador Campagnolo.
Ficar para trás por saltar a corrente numa corrida, pode traduzir-se no deitar fora todo o trabalho de muitos meses de treino, por um problema técnico.
Os ciclistas profissionais passam muitas horas em cima da bicicleta em corrida e nos treinos, pelo que os pontos de contacto com a bicicleta são de extrema importância. Se existe desconforto o ciclista não tem o rendimento desejado.
Um dos pontos de contacto mais importantes é o selim, e a UAE Team Emirates utiliza selins Prologo.
na V3Rs de Ivo Oliveira está montado o Prologo Raspe M5 CPC, um selim de estrada que custa 281€ no site da marca.
A tecnologia CPC é a mesma utilizada na Fórmula 1, patenteada pela Prologo para a indústria do ciclismo. São pequenos cones de polímero 3D que maximizam a aderência ao assumir uma postura agressiva na bicicleta.
Na fotografia em baixo, o pormenor dos pedais Look Keo Blade, a escolha do português para colocar a sua potência na bicicleta.
As grades de bidon são da conhecida marca Elite, neste caso as Elite Leggero são em carbono e pesam somente 17gr’s. cada.
A Colnago e Campagnolo, são das poucas marcas que ainda disponibilizam a opção entre o travão convencional (de calço) e o travão de disco. Na equipa UAE Team Emirates vai-se assistindo à variação entre ambos por parte dos ciclistas da equipa, dependendo do percurso.
Na Colnago V3Rs de Ivo Oliveira podemos apreciar os travões de disco Campagnolo.
De acordo com a Kustom Cycle (importador Colnago em Portugal), a Colnago V3Rs da UAE Team Emirates com esta montagem, tem um preço de 14.240€ (sem contar com o medidor de potência SRM).
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.