O holandês fez a sua primeira corrida de estrada pela Alpecin-Fenix na Volta ao Algarve, e nós tivemos o privilégio de ter a Canyon Aeroad 2020 de Mathieu van der Poel nas mãos para te mostrar.
Mathieu van der Poel (MVDP) é um dos ciclistas do momento, recentemente vencedor do seu terceiro título mundial Elite de ciclocrosse, vencedor de várias corridas de BTT e de estrada na temporada 2019, este foi o ciclista mais solicitado pelo público e imprensa na Volta ao Algarve 2020.
Após autorização concedida pela equipa, tivemos a sua bicicleta nas mãos, para fotografar, analisar e te poder mostrar.
A Canyon Aeroad CF SLX Alpecin-Fenix de Mathieu van der Poel
Sobre o modelo desta bicicleta, há que dizer que quando a Aeroad foi lançada em 2014 tinha um design futurista e arrojado.
Apesar de seis anos serem muito tempo na industria e design das bicicletas (que evolui tão rápido quanto MVDP percorre um circuito de ciclocrosse), ainda se pode dizer que a Canyon Aeroad 2020 de Mathieu van der Poel se mantém actual, no entanto é esperada uma actualização muito em breve, pois os anos começam a pesar na Aeroad.
A equipa MVDP utiliza componentes Shimano para equipar as suas bicicletas na totalidade, desde a transmissão e travagem até às rodas, grupo Shimano Dura-Ace completo.
A transmissão electrónica Shimano Dura-Ace Di2 tinha uma desmultiplicação curiosa e ampla, van der Poel tinha montados pratos 53-39 e uma cassete 11-30. (Vésperas da 4.ª etapa, com final no alto do malhão).
A marca de selim que apoia a equipa Alpecin-Fenix é a Selle Itália, todas as bicicletas estavam equipadas com Selle Itália mas só o de MVDP tinha a personalização de desenhos vermelhos.
O Selle Itália Flite TM Flow que equipa as bicicletas da Alpecin-Fenix, não é um selim topo de gama da marca Italiana, terá a escolha relacionada com o conforto deste modelo específico?
Apesar da Aeroad ser um modelo de 2014, já tem o espigão de selim em formato “D” que tantas marcas mostram nos seus últimos modelos hoje em dia.
As bicicletas são patrocínio mas cuidar, repara no pormenor da protecção no espigão de selim, para evitar que a placa com o dorsal do ciclista danifique o mesmo.
Esta poderia ser uma Canyon Aeroad CF SLX completamente normal, não fosse o pequeno pormenor de ter o nome de um dos ciclistas mais mediáticos do momento no seu quadro.
O cockpit é o topo de gama da marca alemã, o Canyon H36 Aerocockpit, com o suporte de GPS integrado.
Para completar o cockpit, o conforto está a cargo das fitas de guiador Selle Itália e da ergonomia dos pousa mãos Shimano Dura-Ace.
Outra curiosidade a assinalar é o facto de Mathieu van der Poel ser o único ciclista da equipa a montar as rodas Dura-Ace C60 tubular (perfil de 60mm.), enquanto a restante equipa optou pelas Dura-Ace C40 tubular (perfil de 40mm.).
Mathieu van der Poel opta pela utilização dos travões de disco, prefere ter umas gramas a mais, mas ter a potência de travagem dos travões de disco. Esta opção também poderá ter a ver com o facto de já estar habitado ao sistema no ciclocrosse.
Em relação à temporada anterior (em que utilizou pneus Continental de 25mm.), este ano MVDP irá correr com pneus Vittoria, neste caso Vittoria Corsa tubulares 28mm.
Fica atento ao nosso site, pois brevemente iremos mostrar-te mais algumas das máquinas utilizadas na temporada 2020.
Texto: Luís Beltrão
Fotografia: Jorge Branco
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