Tiago Ferreira está de volta à Cape Epic. O ex-campeão da Europa e do Mundo é um nome incontornável do XCM mundial e está de regresso à mais prestigiada prova de etapas de BTT do planeta.
Ao seu lado, como companheiro de equipa, David Valero, o espanhol que se afirmou nos últimos anos como um dos grandes nomes do BTT mundial, atual vice-campeão da Europa e medalha de bronze no Mundial de XCM.

Além da estatura e do talento, o que têm em comum? Ambos são apoiados pela BH, marca que os juntou para formar uma dupla fortíssima nesta edição da Cape Epic, pela equipa BH Coloma.

Neste artigo mostramos a BH Lynx Race, com pintura personalizada para a Cape Epic, mas também com os pormenores de equipamento que vão enfrentar as brutais exigências da corrida sul-africana, conhecida pelas etapas longas, descidas técnicas e terrenos que causam de desgaste absoluto da mecânica.
A BH LYNX RACE de Tiago Ferreira
A BH preparou duas versões personalizadas da Lynx Race para Tiago Ferreira e David Valero, adaptadas ao estilo e preferências de cada atleta, mostramos a máquina do português ao pormenor.
Quadro
BH Lynx Race Carbon


Suspensão e amortecedor
Suspensão: RockShox SID Ultimate Flight Attendant

Amortecedor: RockShox SIDLuxe Ultimate Flight Attendant


Grupo de transmissão e travões
Transmissão: SRAM XX SL Eagle com potenciómetro Quarq

Prato: SRAM 40T

Travões: Prototipo SRAM Motive (ainda não lançados no mercado)


Rodas e pneus
Rodas: Zipp 1Zero HiTop

Pneus: Maxxis Aspen atrás, Maxxis Recon Race na frente.

Guiador e periféricos
Guiador e avanço: Zipp (com segundo par de shifters junto ao avanço, para pedalar em posição mais aerodinâmica).

Espigão telescópico: RockShox Reverb

Pedais: Time

A pintura personalizada, estilo Zebra
O toque personalizado da pintura, não engana, a máquina foi construída para enfrentar a dureza africana da Cape Epic, com a “tradicional” pintura estilo zebra que nos faz recordar o famoso equipamento que Tiago Ferreira utilizava quando fazia parte da equipa Protek.


Agora, resta-nos acompanhar Tiago Ferreira e David Valero na Cape Epic 2025, a concorrência também é muito forte.