Volta a Portugal 2026 | Anicolor/Campicarn mostra superioridade na Senhora da Graça

A Anicolor/Campicarn voltou a demonstrar toda a sua força na mítica subida à Senhora da Graça, e praticamente arrumou a classificação geral da Volta a Portugal 2026
Mais um dia de montanha na Volta a Portugal 2026, e mais um dia de destaque para Alexis Guérin e Artem Nych: a dupla da Anicolor/Campicarn voltou a chegar na frente, e aumentou a vantagem para praticamente todos os rivais da classificação geral.
Ler mais | Volta a Portugal 2026 | Guia completo com as etapas, as equipas e os inscritos

Azar de Pericas deixa Anicolor/Campicarn em controlo total
Depois de um dos dias mais negros da história da Volta a Portugal, a corrida partiu para a nona etapa, que arrancava de Fafe e terminava na mítica ascensão à Senhora da Graça. Pelo meio, 142 km com quatro contagens de montanha categorizadas: duas de terceira, e outras duas de primeira categoria.
O primeiro destaque do dia foi para a camisola utilizada pelo líder da corrida: em homenagem a Finlay Tarling, que perdeu a vida no oitavo dia de prova, Guérin correu com uma camisola preta em vez da habitual amarela.

Em relação à corrida, arrancou com uma fuga numerosa na frente, com cerca de 20 unidades. Entre eles estava Rui Oliveira (UAE Emirates – XRG), em busca de somar mais pontos para a camisola que está cada vez mais perto de confirmar.
O pelotão, comandado pela Anicolor/Campicarn, controlou a fuga de perto, e nunca deu muita margem. O último fugitivo, Oscar Rota (Feira dos Sofás – Boavista), foi apanhado a 36 km do fim, quando o pelotão já só levava 12 unidades.
Nesses 12 homens, seguiam praticamente todos os favoritos da classificação geral, menos o homem que ocupava a terceira posição à partida: Adrià Pericas (UAE Emirates – XRG) furou, a 46 km do fim, precisou de trocar de bicicleta, e perdeu muito tempo para o grupo que não ficou à sua espera. O espanhol passou o resto do dia a perseguir, e entrou com mais de 3:00 de perda para os principais rivais.
Assim, o maior rival de Guérin e Nych, dupla da Anicolor/Campicarn que ocupa a primeira e segunda posições, passou a ser Pedro Silva (Feira dos Sofás – Boavista), a 3:21 de distância. O grupo entrou reduzido na subida à Senhora da Graça, e por lá foi perdendo mais unidades. A 5 km do fim, eram apenas 6 unidades na frente da corrida.

A Anicolor, em controlo da classificação geral, quis aumentar ainda mais a vantagem, e houve mexida de Nych e Guérin a 4 km do fim: só José Fernandes (GI Group Holding – Simoldes – UDO) seguiu a dupla que lidera a corrida. Esse ataque provou ser decisivo, e seria este o trio que ia discutir a vitória alguns minutos depois.
Essa disputa aconteceu com um sprint final, que caiu para Guérin: Nych não teve aceleração final, e o segundo lugar ficou para José Fernandes.

No que toca à classificação geral, Alexis Guérin fica com 1:02 sobre Nych, e com 4:30 para o próximo rival, Pedro Silva, na véspera da 10ª e última etapa da Volta. José Fernandes fica a apenas 0:06 do pódio depois do segundo lugar nesta nona etapa.
Na camisola dos pontos, Rui Oliveira sai com 14 pontos de vantagem sobre Nych e Guérin. A juventude é liderada por Pericas, com larga margem sobre Rafael Barbas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua). A classificação da montanha ficou, hoje, entregue a Alexis Guérin.

Vídeo resumo da etapa
Top 10 da etapa
| Classificação | Corredor | Equipa | Tempo |
|---|---|---|---|
| 1 | Guerin Alexis | Anicolor / Campicarn | 3:44:55 |
| 2 | Neves José | GI Group Holding – Simoldes – UDO | 0:03 |
| 3 | Nych Artem | Anicolor / Campicarn | 0:09 |
| 4 | Antunes Tiago | Efapel Cycling | 0:46 |
| 5 | Duarte Emanuel | Credibom / LA Alumínios / Marcos Car | 0:47 |
| 6 | Silva Pedro | Feira dos Sofás – Boavista | 0:59 |
| 7 | Murguialday Jokin | Euskaltel – Euskadi | 1:08 |
| 8 | del Pino Jesus | Aviludo – Louletano – Loulé | 1:22 |
| 9 | Swirbul Keegan | Efapel Cycling | 1:32 |
| 10 | Carvalho Rui | GI Group Holding – Simoldes – UDO | 2:27 |
Top 10 da classificação geral da Volta a Portugal 2026
| Classificação | Corredor | Equipa | Tempo |
|---|---|---|---|
| 1 | Guerin Alexis | Anicolor / Campicarn | 27:14:30 |
| 2 | Nych Artem | Anicolor / Campicarn | 1:02 |
| 3 | Silva Pedro | Feira dos Sofás – Boavista | 4:30 |
| 4 | Neves José | GI Group Holding – Simoldes – UDO | 4:36 |
| 5 | Pericas Adrià | UAE Team Emirates – XRG | 5:38 |
| 6 | Antunes Tiago | Efapel Cycling | 5:53 |
| 7 | Murguialday Jokin | Euskaltel – Euskadi | 6:36 |
| 8 | Duarte Emanuel | Credibom / LA Alumínios / Marcos Car | 6:55 |
| 9 | Carvalho Rui | GI Group Holding – Simoldes – UDO | 10:31 |
| 10 | Barbosa Diogo | Team Tavira / Crédito Agrícola | 11:55 |