O Gran Camiño | Etapa 3: Iván Romeo dá a segunda à Movistar

O Gran Camiño | Etapa 3: Iván Romeo dá a segunda à Movistar
Foto: SprintCycling

Iván Romeo foi o grande vencedor da terceira etapa d’O Gran Camiño depois de arrancar do grupo dos favoritos. Nordhagen substitui Rafael Reis e é o novo líder.

A terceira etapa d’O Gran Camiño levava os ciclistas de Carballo a Padrón, numa etapa de 170 km e que ia pôr novamente à prova, a fantástica prestação dos ciclistas portugueses.

As maiores dificuldades do dia estavam guardadas para a segunda metade da jornada, com uma subida de segunda categoria que prometia partir o pelotão.

Créditos: Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2025

Ler mais | O Gran Camiño | Etapa 2: Vitória de Carlos Canal e liderança para Rafael Reis

Fuga com trio português

A fuga do dia lançou-se cedo para a frente da corrida e teve presentes Carlos Salgueiro, Fábio Costa e Simão Lucas.

Ao trio de portugueses juntaram-se ainda Xabier Isasa, Jacob Roy e Joshua Lebo, formando um sexteto que rodou na frente e com uma vantagem que chegou a ser de quase três minutos.

Ler mais | Guia das equipas portuguesas de ciclismo – Época 2026

Créditos: Unipublic Sprint Cycling Agency

Corrida partiu no Pico Muralla

Mal se iniciou a única subida categorizada do dia, a pouco mais de 40 km da meta, a Movistar incendiou o ritmo e partiu o pelotão, acabando também num ápice com a vantagem da fuga.

O ritmo continuou muito alto com Adam Yates a juntar-se à festa e a meter ritmo, eliminando muitos ciclistas, que iam ficando espalhados subida acima.

Dobrada a subida, o grupo dos favoritos levava apenas seis ciclistas: Adam Yates, Jorgen Nordhagen, George Bennett, Alessandro Pinarello, Ivá Romeo e Abel Balderstone.

Rafael Reis, líder da classificação geral à partida, descolou cedo e perdia já quase um minuto quando os seis da frente iniciaram a descida.

Créditos: Sprint Cycling Agency

Iván Romeo mostra as valências do contrarrelógio

Na descida e aproximação à meta, os ciclistas adiantados foram atacando e contra-atacando acabando por se formar um grupo de três ciclistas composto por Alessandro Pinarello, Ivá Romeo e Abel Balderstone.

Usando toda a sua qualidade no contrarrelógio, Iván Romeo conseguiu ganhar alguns metros e, quando deram por ela, o campeão espanhol de estrada fugiu na frente.

O ciclista da Movistar nunca mais foi caço e deu a segunda vitória à Movistar na corrida, que entra agora nas etapas decisivas.

Na geral, Jorgen Nordhagen é o novo líder mas com apenas um segundo para Alessandro Pinarello, com Nelson Oliveira a fechar o pódio a sete segundos, antes da etapa rainha.

Foto: SprintCycling

Top 10 da etapa

PosiçãoCiclistaEquipaTempo
1 Romeo IvánMovistar Team3:52:33
2 Pinarello AlessandroNSN Cycling Team0:15
3 Balderstone AbelCaja Rural – Seguros RGA,,
4 Bennett GeorgeNSN Cycling Team0:25
5 Yates AdamUAE Team Emirates – XRG0:26
6 Nordhagen JørgenTeam Visma | Lease a Bike,,
7 Goszczurny PatrykTeam Visma | Lease a Bike0:44
8 Domínguez DavidFeira dos Sofás – Boavista0:45
9 Wenzel MatsEquipo Kern Pharma,,
10 Oliveira NelsonMovistar Team,,

Top 10 da corrida

PosiçãoCiclistaEquipaTempo
1 Nordhagen JørgenTeam Visma | Lease a Bike7:24:35
2 Pinarello AlessandroNSN Cycling Team0:01
3 Oliveira NelsonMovistar Team0:07
4 Yates AdamUAE Team Emirates – XRG0:13
5 Balderstone AbelCaja Rural – Seguros RGA0:15
6 Romeo IvánMovistar Team0:26
7 Goszczurny PatrykTeam Visma | Lease a Bike0:35
8 Vermaerke KevinUAE Team Emirates – XRG0:46
9 Uriarte DiegoEquipo Kern Pharma0:50
10 Bennett GeorgeNSN Cycling Team0:51

Perfil da quarta etapa

Créditos: site oficial da prova

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais: Youtube, Instagram, “X” e Facebook.

Noticias relacionadas

História e estatística do Mundial | McNulty e o “resto do mundo” batem a Europa

História e estatística do Mundial | McNulty e o “resto do mundo” batem a Europa

Mundial Montreal 2026 | A América já é grande outra vez graças a Brandon McNulty

Mundial Montreal 2026 | A América já é grande outra vez graças a Brandon McNulty

Mundial Montreal 2026 | Demi Vollering coroa época fantástica com o arco-íris

Mundial Montreal 2026 | Demi Vollering coroa época fantástica com o arco-íris

A Shimano lançou novos pedais Dura-Ace e Ultegra, novo sistema de travessas SPD-SLR e novos sapatos

A Shimano lançou novos pedais Dura-Ace e Ultegra, novo sistema de travessas SPD-SLR e novos sapatos

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais