País Basco | Etapa 5: João Almeida segura a amarela

País Basco | Etapa 5: João Almeida segura a amarela
Foto: Naike Foto Sport

Quinta, e penúltima etapa, da Volta ao País Basco, viu João Almeida controlar as operações, em dia de vitória para Ben Healy.

Correu-se a quinta etapa da Volta ao País Basco, depois de João Almeida ter feito o assalto à liderança no dia anterior. 172 km de terreno ondulante entre Urduña e Gernika-Lumo, com algumas dificuldades num dia que ficou para a fuga.

Ler mais | João Almeida projeta Tour de France 2025

Foto: LaPresse

Dia para a fuga

Fuga do dia mostrou-se perigosa desde o início, com muitos nomes fortes. Destaque para Ben Healy (EF Education – EasyPost), Pello Bilbao (Bahrain – Victorious) e Julian Alaphilippe (Tudor Pro Cycling Team).

O irlandês da EF Education não quis levar a decisão para o final, e atacou o grupo dos fugitivos a 55 km do fim. Um ataque ambicioso, que deu frutos. Nunca mais foi apanhado, e venceu a penúltima etapa da Volta ao País Basco. João Almeida e a UAE Emirates – XRG controlaram até à última dificuldade.

Ben Healy vence no Pais Basco, onde João Almeida é líder
Créditos: sprintcycling

Liderança do País Basco fica com João Almeida

A última dificuldade do dia era uma subida não categorizada de 4,9 km a 6,4% de inclinação. No grupo dos favoritos à geral, foram várias as tentativas de roubar segundos a João Almeida e chegar perto da liderança da Volta ao País Basco.

Florian Lipowitz (Red Bull – BORA – hansgrohe), segundo à geral, foi um dos que tentou atacar o português. João Almeida conseguiu responder, com ajuda da equipa, a todas as movimentações. A única exceção foi Axel Laurance (INEOS Grenadiers), que atacou perto do fim e chegou à frente dos líderes.

O grupo dos favoritos chegou junto à meta, e a liderança não sofre alterações depois da penúltima etapa. Resta um dia para o português carimbar a primeira vitória, desde 2021, numa classificação geral do WorldTour.

A última etapa da Volta ao País Basco corre-se com início e fim em Eibar. 153 km de sobe e desce constante, com sete subidas categorizadas para dificultar a vida aos ciclistas.

País Basco - João Almeida líder
Foto: sprintcycling

Vídeo resumo da Etapa

Declarações de João Almeida depois da Etapa

Créditos: Itzulia 2025

Top 10 da Etapa 5

PosiçãoCiclistaEquipaTempo
1HEALY BenEF Education – EasyPost3:55:57
2LAURANCE AxelINEOS Grenadiers1:47
3VELASCO SimoneXDS Astana Team1:48
4ARANBURU AlexCofidis“
5GRÉGOIRE RomainGroupama – FDJ“
6VAN GILS MaximRed Bull – BORA – hansgrohe“
7MIQUEL PauEquipo Kern Pharma“
8JEGAT JordanTeam TotalEnergies“
9CHAMPOUSSIN ClémentXDS Astana Team“
10SILVA Guillermo ThomasCaja Rural – Seguros RGA“

Top 10 da Volta ao País Basco

PosiçãoCiclistaEquipaTempo
1João AlmeidaUAE Team Emirates – XRG16:08:05
2Maximilian SchachmannSoudal Quick-Step0:30
3Davide De PrettoTeam Jayco AlUla0:38
4Ilan Van WilderSoudal Quick-Step0:49
5Mattias SkjelmoseLidl – Trek0:50
6Wilco KeldermanTeam Visma | Lease a Bike1:11
7Alex AranburuCofidis1:37
8Enric MasMovistar Team1:48
9Simone VelascoXDS Astana Team2:14
10Steff CrasTeam TotalEnergies2:15

Créditos da fotografia de destaque: Naike Foto Sport

Noticias relacionadas

Volta à Lombardia 2026 | Paul Seixas, o príncipe do ciclismo, vence o seu primeiro Monumento

Volta à Lombardia 2026 | Paul Seixas, o príncipe do ciclismo, vence o seu primeiro Monumento

Mundial de Gravel 2026: Austrália recebe a edição mais dura e com menos “WorldTour’s” de sempre

Mundial de Gravel 2026: Austrália recebe a edição mais dura e com menos “WorldTour’s” de sempre

Precisam-se mecânicos! Indústria da bicicleta em alerta e ciclismo de alta competição também

Precisam-se mecânicos! Indústria da bicicleta em alerta e ciclismo de alta competição também

Granfondo Serra d’Ossa By Blackjack Wheels  levou cerca de 1600 participantes ao Alentejo

Granfondo Serra d’Ossa By Blackjack Wheels levou cerca de 1600 participantes ao Alentejo

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais