Omloop Het Nieuwsblad – Dylan van Baarle já vence pela Jumbo-Visma, Rui Oliveira top 10

Omloop Het Nieuwsblad – Dylan van Baarle já vence pela Jumbo-Visma, Rui Oliveira top 10

Dylan van Baarle venceu hoje a Omloop Het Nieuwsblad, a primeira clássica da temporada. O neerlandês, estreia-se a vencer pela Jumbo-Visma. Arnaud De Lie foi o segundo, Christophe Laporte o terceiro e o português Rui Oliveira termina no TOP 10.

Foi a 40 quilómetros do final que se efectivou o corte no pelotão que deu origem à fuga da qual sairia o vencedor da corrida, na qual estavam nomes importantes como Jonathan Milan, Florian Vermeersch, Dylan Van Baarle e Mathis Le Berre.

Kevin Geniets e Jasper Stuyven fizeram a perseguição, seguidos posteriormente por Nils Eekhoff, Rui Oliveira, Jan Tratnik e Brent Van Moer.

Dylan van Baarle foi “descarregando” os companheiros de fuga um por um, à medida que as subidas foram surgindo no percurso, o ultimo a resistir foi Mathis Le Berre, que não teve pernas no Kapelmuur, penúltima dificuldade do percurso antes do Bosberg.

Aos 30 anos de idade, Dylan Van Baarle acabou por vencer a Omloop Het Nieuwsblad, cortando a meta a solo e estreando-se a vencer pela Jumbo-Visma, depois de representar a estrutura da Ineos desde 2018. Após vencer em Roubaix e ter sido segundo na Flandres, em 2022, junta mais uma clássica WorldTour ao palmarés. Poderá fazer a dobradinha Omloop-Volta à Flandres, algo que nunca foi conseguido ao longo da história?

Rui Oliveira no top 10

O português da UAE Team Emirates confirma, ano após ano, que pode vencer uma clássica! Na Omloop, Tim Wellens fez uma boa corrida, tentou dar caça a Dylan Van Baarle, mas foi apanhado pelo grupo perseguidor na reta da meta. Integrado no pelotão, Rui Oliveira lançou o sprint e fechou nos 10 primeiros, um feito histórico já que é a primeira vez na carreira que conclui uma clássica WorldTour no top 10.

Foi uma corrida muito dura, das clássicas mais duras que já fiz, houve um ritmo muito forte logo a partir do quilómetro 60/70 de corrida, com muito vento e as equipas a tentarem partir a corrida, como foi o caso Jumbo.

Estive sempre bem mas um corredor caiu à minha frente a cerca de 10 quilómetros do Molenberg, que era um dos pontos importantes da corrida e foi um desgaste enorme a tentar recuperar. Acabei por conseguir e por entrar num bom grupo, tive liberdade para fazer a minha corrida apesar do Tim [Wellens] estar na frente.

No sprint estive perto do top 5, mas em cima do risco de meta ainda fui passado por alguns corredores. Apesar de tudo estou muito satisfeito pois é o meu melhor resultado numa corrida destas características e ao fim de quatro anos no WorldTour consegui demonstrar o meu valor, já procurava isto há muito tempo e não quero ficar por aqui.

Rui Oliveira em declarações ao TopCycling

Vídeo resumo

TOP 10 final

POS.PaísEquipaTempo
01Dylan van Baarle Jumbo-Visma04:54:49
02Arnaud De Lie Lotto Dstny+ 20
03Christophe Laporte Jumbo-Visma+ 20
04Alexander Kristoff Uno-X Pro Cycling Team+ 20
05Tom Pidcock INEOS Grenadiers+ 20
06Davide Ballerini Soudal Quick-Step+ 20
07Nils Politt BORA-hansgrohe+ 20
08Andrea Pasqualon Bahrain Victorious+ 20
09Rui Oliveira UAE Team Emirates+ 20
10Sep Vanmarcke Israel-Premier Tech+ 20

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube, Instagram, Twitter e Facebook.

Noticias relacionadas

Volta à Lombardia 2026 | Paul Seixas, o príncipe do ciclismo, vence o seu primeiro Monumento

Volta à Lombardia 2026 | Paul Seixas, o príncipe do ciclismo, vence o seu primeiro Monumento

Mundial de Gravel 2026: Austrália recebe a edição mais dura e com menos “WorldTour’s” de sempre

Mundial de Gravel 2026: Austrália recebe a edição mais dura e com menos “WorldTour’s” de sempre

Precisam-se mecânicos! Indústria da bicicleta em alerta e ciclismo de alta competição também

Precisam-se mecânicos! Indústria da bicicleta em alerta e ciclismo de alta competição também

Granfondo Serra d’Ossa By Blackjack Wheels  levou cerca de 1600 participantes ao Alentejo

Granfondo Serra d’Ossa By Blackjack Wheels levou cerca de 1600 participantes ao Alentejo

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais