50 anos do primeiro produto FOX – Celebração traz edições especiais

50 anos do primeiro produto FOX – Celebração traz edições especiais

A FOX celebra este ano o 50.º aniversário do primeiro produto desenvolvido pelo seu fundador, Bob Fox, em 1974. Para celebrar esta data, a marca americana traz-nos algumas novidades que, como a Fox diz, têm como principal objetivo elevar o potencial do Mountain Bike.

Gold Limited Edition

A FOX apresentou uma edição limitada na gama Factory, de forma a celebrar o 50.º aniversário de produtos de suspensão. Com uma cor única que caracteriza a marca, o novo produto dá a oportunidade ao utilizador de ter uma suspensão diferente de qualquer outra.
Para além da cor limitada à coleção 2025, também o número de unidades produzidas será muito reduzido, tornando este artigo mais difícil de obter.

Grip X2, Grip X e Grip SL

Com base nos 50 anos de evolução que acompanharam o desenvolvimento da condução e corridas de montanha, a FOX lança agora 3 novos cartuchos, cada um concebido de raiz.

O Grip X2 direcionado para o desempenho em descidas, o Grip X para uma melhor tração em qualquer terreno, e o Grip SL, o cartucho mais leve de XC, que segundo diz a FOX, permite uma sensação de condução excelente.

Grip X2

Para criar o derradeiro cartucho, focado nas descidas, a FOX procurou o nível de afinação visto nas
suspensões de motocrosse e supercrosse. Enquanto que o Grip 2 tinha um Base Valve com 20 mm de diâmetro e sete anilhas, o novo Grip X2 aumentou a capacidade de ajuste ao alterar o Base
Valve para 24 mm com 23 anilhas.

Desta forma, segundo informa a marca, o cartucho de suspensão é o mais ajustável e mais suave da FOX para descidas. Os corredores ganham a vantagem de ter mais curso disponível enquanto o pneu está agarrado ao terreno, podendo definir curvas com maior tração, reduzindo a fadiga nas competições.

  • Base Valve com 24 mm de diâmetro – Reduz a pressão ao mesmo tempo que aumenta a sensibilidade, e permite mais espaço para a circulação hidráulica;
  • 23 Anilhas – Afinação de última geração e uma resposta mais rápida aos choques;
  • Equilíbrio de pressão – Mantém uma pressão positiva baixa, permitindo um tempo de resposta do cartucho de 5 a 10 ms aos comandos do utilizador;
  • Disponível para – 34* – 36 – 38 – 40 (*APENAS OEM).

Grip X

O novo cartucho Grip X, à semelhança do Grip X2, permite o ajuste de compressão de alta e baixa velocidade, com a particularidade de que, quando chega a altura de subir, basta rodar o regulador de compressão de alta velocidade até sentir o último clique.

O regulador do Grip X fecha simultaneamente a compressão de alta e baixa velocidade, permitindo uma plataforma firme e uma transferência de potência mais eficiente para os pedais.
Para descer basta colocar novamente o regulador de alta velocidade na posição desejada e descer com toda a tração e previsibilidade adicionais.

  • Modo firme – Ativado no último clique da compressão de alta velocidade. Facilmente acessível nas zonas de pedal;
  • Leveza – Menos 120 g que o Grip X2, mantendo a mesma tração e previsibilidade;
  • Ajuste de 3 vias – Rebound e compressão de alta e baixa velocidade, para uma configuração mais fácil e funcionalidade nos trilhos;
  • Disponível para – 34 – 36 – 38 – 40.

Grip SL

O Grip SL traz-nos um cartucho específico de pouco curso com um peso reduzido.
O desempenho do bloqueio no Grip SL é, segundo a Fox, muito firme, permitindo colocar toda a potência nos pedais durante um sprint, mantendo uma oscilação suave quando se apanha um ressalto com o bloqueio ativado, resultando na redução da fadiga e conservação da energia do ciclista.
A utilização do regulador de compressão no modo intermédio ou aberto, permite que se sinta um início de curso suave com uma alta eficiência ao pedalar.
O Grip SL oferece aos ciclistas o cartucho mais leve de XC com uma sensação de condução que, segundo a marca americana, é inigualável.

  • 3 Posições – Compressão ajustável em tempo real para condições de terreno variáveis. Opção Remote disponível;
  • Bloqueio firme – Com uma pequena oscilação ao apanhar ressaltos para reduzir a fadiga.
  • Leveza – Menos 60 g que o Fit4 na versão de 100 mm;
  • Estrutura otimizada – Específico para suspensões FOX leves, mantém a penalização do peso tão baixa quanto possível;
  • Disponível para – 32 TC – 32 SC – 34SC.

Suspensão de XC leve, destinada a maratonas

Com menos de 1300 g, a 32 Step-Cast é, segundo informa a FOX, a suspensão de BTT mais leve, feita especificamente para maratonas de XC.
Cada parte desta forqueta, desde o chassis ao eixo, foi otimizada com vista à redução do seu peso, que com um arco invertido e uma coroa optimizada, ganha também 40% de rigidez em relação à sua antecessora.
Juntamente com o novo cartucho GRIP SL, a 32 Step-Cast é, segundo a FOX, a suspensão de XC de maratona mais rápida, mais reativa e com melhor sensação no terreno e está disponível apenas em 100 mm de curso.

Amortecimento para a redução de fadiga

O GRIP SL foi concebido especificamente para as suspensões de 32 mm, proporcionando uma sensação de condução destinada para a modalidade de endurance, mantendo o peso total o mais baixo possível.

O amortecimento suave na fase inicial do curso, otimizado para pedalar com eficiência, permite ganhar mais velocidade nas secções mais difíceis do trilho. O bloqueio firme é acessível através de regulador de compressão de 3 posições ou de um manípulo montado no guiador.

Este modo permite que, quando durante um sprint é exercida demasiada força sobre os pedais, o cartucho tenha uma leve oscilação, de forma a obter um suave amortecimento e reduzir a fadiga do ciclista.

Rigidez e Coroa Redesenhada

O arco Matrix traseiro foi concebido de forma a aumentar a rigidez da torção em 40%, em relação à anterior 32 SC, minimizando o peso. Como a nova 32 SC está disponível apenas com 100 mm de curso, o arco traseiro tem o espaço necessário para quadros XC.
A 32 SC conta ainda com uma nova coroa de alumínio da série 7000, utilizando uma geometria que a mantém forte ao mesmo tempo que foram reduzidas 9 gramas.

A coroa tem offset zero com ângulo nos dropouts para atingir o rake de 44 mm, reduzindo a quantidade necessária de alumínio.

Características

  • CARTUCHO GRIP SL (VS FIT 4) -65g
  • EIXO KABOLT SL -12g
  • BAINHAS -9g
  • TUBO DE DIREÇÃO ULTRA-LEVE – 11g
  • RIGIDEZ DA COROA OTIMIZADA -9g
  • GUIA DE CABO ULTRA-LEVE -1g
  • TAMANHO DE RODA – 29
  • CURSO – 100
  • RAKE – 44
  • EIXO – KABOLT SL 110

32 STEP-CAST – Apenas na versão Factory

  • ACABAMENTO BAINHAS – KASHIMA
  • TAMANHO DO DISCO – 160 DIRECT POST MOUNT, ATÉ 180
  • CÂMARA DE AR – FLOAT EVOL
  • TUBO DIREÇÃO – 1.5 TAPER
  • PESO COME – 3.06 LB / 1287 G (32 SC, 29” GRIP SL) (Comprimento do tubo de direção – 165 mm)

Podes consultar todas as informações sobre os novos Produtos FOX no site da Bicimax Portugal.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Giro d’Itália 2024 – Etapa 14 – CRI

Giro d’Itália 2024 – Etapa 14 – CRI

Giro d’Itália 2024 – Etapa 13

Giro d’Itália 2024 – Etapa 13

Giro d’Itália 2024 – Etapa 12 – Lição de resiliência de Julian Alaphilippe

Giro d’Itália 2024 – Etapa 12 – Lição de resiliência de Julian Alaphilippe

Specialized lança Novas S-Works com o novo SRAM Red AXS

Specialized lança Novas S-Works com o novo SRAM Red AXS

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais