Magnus Cort (EF Education-Easy Post) voltou hoje a destacar-se na 49.ª edição da Volta ao Algarve, vencendo a etapa e repetido assim o feito de ontem.
O ciclista dinamarquês de 30 anos completou os 203,1 quilómetros da ligação entre Faro e Tavira com o registo de 05:05.14 horas, batendo sobre a linha da meta Filippo Ganna (INEOS) e Jordi Meeus (BORA-hansgrohe), respetivos segundo e terceiro classificados.

Magnus Cort integrou um restrito lote de quatro atletas, onde estava o português Rui Costa (Intermarché-Wanty-Circus), que assumiram a frente da corrida quando faltavam cerca de 20 quilómetros para o final da etapa, sendo apenas alcançados pelo pelotão já muito perto da meta, fase em que Magnus Cort surpreendeu tudo e todos com um ‘sprint’ vitorioso.
Ciclistas portugueses continuam em grande plano

Dentro do pelotão da mítica ‘Algarvia’ são vários os portugueses em bom plano.
O maior destaque deste momento recai em Rui Costa. Aos 36 anos continua a realizar um grande início de temporada. Ainda hoje voltou a demonstrar isso, disputando a vitória na etapa até muito perto da meta, prova disso o sétimo lugar obtido.
Rui Costa é agora vice-líder da geral, a 18 segundos de Magnus Cort, e com dois segundos de vantagem sobre o terceiro classificado Ilan Van Wilder (Soudal-QuickStep).

Centrando agora atenções nos portugueses da UAE Emirates, hoje Rui Oliveira foi sétimo na etapa, enquanto que João Almeida terminou no 42.º lugar, ambos integrados no pelotão, com Almeida a fechar agora o top da classificação geral, a 28 segundos da liderança.
Nota ainda de destaque para Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) e Rodrigo Caixas (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car), respetivos 21.º e 28.º classificados.
Vídeo resumo
Top 10 etapa
POS | PAÍS | NOME – EQUIPA | TEMPO |
---|---|---|---|
01 | ![]() | Magnus Cort – EF Education-EasyPost | 05:05:14 |
02 | ![]() | Filippo Ganna – INEOS Grenadiers | + 00 |
03 | ![]() | Jordi Meeus – BORA-hansgrohe | + 00 |
04 | ![]() | Paul Penhoët – Groupama-FDJ | + 00 |
05 | ![]() | Valentin Madouas – Groupama-FDJ | + 00 |
06 | ![]() | Rui Oliveira – UAE Team Emirates | + 00 |
07 | ![]() | Rui Costa – Intermarché-Circus-Wanty | + 00 |
08 | ![]() | Tobias Foss – Jumbo-Visma | + 00 |
09 | ![]() | Edward Theuns – Trek-Segafredo | + 00 |
10 | ![]() | Lewis Askey – Groupama-FDJ | + 00 |
Top 10 classificação final
POS | PAÍS | NOME – EQUIPA | TEMPO |
---|---|---|---|
01 | ![]() | Magnus Cort – EF Education-EasyPost | 15:01:18 |
02 | ![]() | Rui Costa – Intermarché-Circus-Wanty | + 18 |
03 | ![]() | Ilan Van Wilder – Soudal Quick-Step | + 20 |
04 | ![]() | Valentin Madouas – Groupama-FDJ | + 26 |
05 | ![]() | Jai Hindley – BORA-hansgrohe | + 26 |
06 | ![]() | Tom Pidcock – INEOS Grenadiers | + 26 |
07 | ![]() | Filippo Ganna – INEOS Grenadiers | + 27 |
08 | ![]() | Tobias Foss – Jumbo-Visma | + 28 |
09 | ![]() | Bauke Mollema – Trek-Segafredo | + 28 |
10 | ![]() | Joao Almeida – UAE Team Emirates | + 28 |
Classificações completas aqui disponíveis.
Alto do Malhão à vista
Amanhã, sábado, disputa-se a 4.ª e penúltima etapa desta 49.ª edição da Volta ao Algarve.

Para o dia que antecede o contrarrelógio final em Lagoa, o pelotão terá pela frente uma etapa que se adivinha dura, na ligação entre Albufeiro e o alto do Malhão, num traçado com um total de 177,9 quilómetros, que obrigará os principais candidatos à vitória final a colocar todas as fichas em cima da mesa.
Por: Nelson Ferreira
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.