Magnus Cort (EF Education-Easy Post) foi o mais rápido a alcançar o Alto da Fóia na 2.ª etapa da 49.ª edição da Volta ao Algarve.
O ciclista dinamarquês de 30 anos completou os 186,3 quilómetros entre Sagres e o alto da Fóia, em 5:07.05 horas, superiorizando-se no ‘sprint’ final a Ilan Van Wilder (Soudal-QuickStep), que se precipitou nos festejos, e ao português Rui Costa (Intermaché-Circus-Wanty), respetivos segundo e terceiro classificados.

Com a vitória de hoje, Magnus Cort é agora o novo camisola amarela da ‘Algarvia’, com quatro segundos de vantagem sobre Van Wilder e seis sobre Rui Costa.
Dois portugueses no top 10
No top 10 da classificação geral constam dois ciclistas portugueses, falamos de Rui Costa ((Intermaché-Circus-Wanty) e João Almeida (UAE Emirates), ambos com aspirações à vitória final da prova.
Rui Costa era no final da etapa um homem satisfeito com a prestação registada no dia de hoje. Já em relação à luta pela vitória final na prova, mostra-se cauteloso, indicando o contrarrelógio do último dia, como algo que o possa vir a prejudicar.
Neste momento, Rui Costa está melhor posicionado, na terceira posição a apenas seis segundos do topo da geral, enquanto que João Almeida é nono classificado, a doze segundos, isto depois de uma etapa em que ambos chegaram à linha da meta, integrados no grupo da frente, apresentando uma boa frescura física, relativamente a outros nomes sonantes do pelotão que não aguentaram o ritmo.
Quanto a João Almeida, líder da UAE Emirates, revela estar a sentir boas sensações até ao momento e apesar de prometer lutar pela vitória final, destaca o elevado nível do pelotão presente nesta Volta ao Algarve.
Vídeo resumo
Top 10 etapa
POS | PAÍS | NOME – EQUIPA | TEMPO |
---|---|---|---|
01 | ![]() | Magnus Cort EF – Education-EasyPost | 05:07:05 |
02 | ![]() | Ilan Van Wilder – Soudal Quick-Step | + 00 |
03 | ![]() | Rui Costa – Intermarché-Circus-Wanty | + 00 |
04 | ![]() | Valentin Madouas – Groupama-FDJ | + 00 |
05 | ![]() | Jai Hindley – BORA-hansgrohe | + 00 |
06 | ![]() | Rune Herregodts – Intermarché-Circus-Wanty | + 02 |
07 | ![]() | Nicola Conci Alpecin-Deceuninck | + 02 |
08 | ![]() | Tom Pidcock – INEOS Grenadiers | + 02 |
09 | ![]() | Kevin Vermaerke – Team DSM | + 02 |
10 | ![]() | Bauke Mollema – Trek-Segafredo | + 02 |
Top 10 classificação geral
POS | PAÍS | NOME – EQUIPA | TEMPO |
---|---|---|---|
01 | ![]() | Magnus Cort – EF Education-EasyPost | 09:56:20 |
02 | ![]() | Ilan Van Wilder – Soudal Quick-Step | + 04 |
03 | ![]() | Rui Costa – Intermarché-Circus-Wanty | + 06 |
04 | ![]() | Jai Hindley – BORA-hansgrohe | + 10 |
05 | ![]() | Valentin Madouas – Groupama-FDJ | + 10 |
06 | ![]() | Tobias Foss – Jumbo-Visma | + 12 |
07 | ![]() | Bauke Mollema – Trek-Segafredo | + 12 |
08 | ![]() | Nicola Conci – Alpecin-Deceuninck | + 12 |
09 | ![]() | Joao Almeida – UAE Team Emirates | + 12 |
10 | ![]() | Sergio Higuita – BORA-hansgrohe | + 12 |
Amanhã pelotão enfrenta tirada mais longa da prova

Amanhã, sexta-feira, é dia da etapa mais longa da presente edição da Volta ao Algarve, com o pelotão a ter pela frente um total de 203,1 quilómetros, na ligação entre Faro e Tavira, num traçado que contempla duas contagens de terceira categoria ainda primeira parte do percurso.
Por: Nelson Ferreira
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.