Todos nós pedalamos porque gostamos, mas por vezes acontecem-nos coisas verdadeiramente irritantes, ou desmotivantes, e que nos levam a pensar “porque raio é que eu gosto deste desporto?”
A boa notícia, é que não te acontece só a ti. Quase todos já passámos por mais do que uma destas 20 situações, e provavelmente haverão muitas mais a acrescentar. Deixa o teu comentário no final.
1 – Quando numa recta, sem nenhum veículo em sentido contrário, um carro te ultrapassa a 5 cm’s. do guiador só para não passar com “meio-carro” na faixa contrária.
2 – Já saíste de casa, e vês que te esqueceste de encher o bidom com água, ou que te esqueceste da banda cardíaca, ou das luvas.
3 – Estás a rolar cada vez com uma cadência mais rápida mas no momento em que metes mais uma mudança, aumenta o vento de frente e tens que a tirar logo de seguida.
4 – Quando estás numa subida no limite das forças, vais tirar mais uma mudança e apercebes-te de que já estavas na mais leve.
5 – Quando pensas que o final da subida é naquela curva, mas ao fazer a curva ainda há mais subida e nem vês o fim.
6 – Sinais vermelhos. Fazes quase sempre os mesmos trajectos, mas nunca apanhas aquele sinal verde quando passas, principalmente nos dias que estás a fazer a melhor média de sempre.
7 – A bateria do teu GPS acaba, quando estás a fazer aquela volta soberba, com uma bela média de velocidade, quilómetros, acumulado de subida, tudo perfeito. “Low Battery”? Mas carreguei-o há, deixa pensar, há 1 semana atrás!
8 – Vestes pouca roupa, sais para rua e tens frio, vestes muita roupa, sais para a rua e tens calor!
9 – Aquele ruído na bicicleta. É do pedal de certeza! Não, deve ser do movimento pedaleiro! Mas quando não pedalo também faz? Será do selim? Onde? Onde será? Leva qualquer um à loucura.
10 – Ser “descarregado”, traduzindo, ser deixado para trás. Custa tanto ao Nibali ou Froome, como ao Zé dos Pipos que foi andar com o grupo de amigos do bairro ao fim de semana!
11 – Pedalar no rolo. É unânime, quase todos o fazem, e quase nenhum gosta de o fazer.
12 – Frio nas orelhas. Horrível! Por vezes basta tapares as orelhas e parece que enrolaste todo o corpo num cobertor.
13 – Quando apanhas chuva e começas a sentir a água a entrar pouco a pouco pelos sapatos e a molhar pouco a pouco as meias. Uma das piores sensações do mundo.
14 – Vento. O pior inimigo do ciclista. Quando está de frente, pedalas, pedalas, olhas para o conta-quilómetros e vais a 10km/h em terreno plano, quando está de lado abana-te a bicicleta, as rodas, tudo! Quando está de costas, espera, não, nunca está de costas! E quando está não se refere esse facto, simplesmente estás em plena forma e fizeste 50 km’s. com uma média de 40km/h porque estás, BRUTO!
15 – Provavelmente a pior de todas: QUANDO TE APERECE O HOMEM DA MARRETA! Normalmente por falta de alimentação, hidratação, preparação, ou porque pensavas que tinhas motor, pedalaste para ganhar a todos no início da tua volta e agora as pernas dizem-te que não querem brincar mais.
16 – Combinaste ir pedalar para fora da tua zona, ou deslocaste-te para uma prova qualquer e quando vais calçar-te, apercebes-te de que deixaste os sapatos de encaixe em casa.
17 – Fizeste um esforço financeiro abismal, estiveste “20 anos” a juntar para comprar aquela bicicleta, ou aquele grupo de mudanças, finalmente compras e no ano a seguir sai a evolução desse artigo, melhorada, actual e quase pelo mesmo preço.
18 – Furos. Tens o tempo contado, queres fazer “X km’s” naquele tempo disponível, ou estás a fazer um trajecto com os amigos, mas tiveste um furo que vai atrasar toda a gente ou impedir que pedales o que tinhas pensado naquele tempo disponível.
19 – Furas, e apercebes-te de que apesar de todos os dias levares bomba e câmara de ar ou remendos, nesse preciso dia em que estás a 80 quilómetros de casa sucede que te esqueceste de levar.
20 – Quando te acontece mais do que uma das situações anteriores, num só dia.
Boa sorte. 😀
Por: Luís Beltrão