10.ª Taça do Mundo Ciclocrosse – Rucphen

10.ª Taça do Mundo Ciclocrosse –  Rucphen

Dezembro é por tradição o mês com mais provas na temporada de Ciclocrosse, e a acção continuou este sábado com a 10.ª Taça do Mundo, em Rucphen, Países Baixos.

Corrida masculina.

O britânico Tom Pidcock tem vindo a melhorar a forma e os resultados desde o seu regresso à modalidade, e hoje foi mesmo o vencedor em Rucphen. A corrida foi decidida na última volta, na qual levou a melhor sobre dois dos principais protagonistas desta época, Eli Iserbyt e Michael Vanthourenhout.

O campeão da Europa Lars van der Haar fez uma boa partida em Rucphen, o holandês foi quem colocou o ritmo na primeira volta com o seu compatriota (e irmão mais velho de Mathieu VDP) David van der Poel.

Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) e Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) fizeram um início de corrida menos bom, estavam nas 17ª e 18ª posição na primeira volta.

Vários ciclistas tentaram fazer diferenças, mas ninguém escapou e foi só no final da terceira volta que Pidcock pegou na corrida, assumindo a liderança e acelerando o ritmo, embora não tenha conseguido escapar.

A três voltas do fim começou a batalha pela vitória, primeiro Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) acelerou, fazendo alguma diferença mas Tool Aerts fechou o espaço trazendo com ele Pidcock e Michael Vanthourenhout.

Na penúltima volta Iserbyt voltou a atacar e juntamente com o seu companheiro de equipa Vanthourenhout fizeram de tudo para largar Pidcock, mas o britânico foi se aproximando pouco a pouco.

Tom Pidcock acabou por passar Vanthourenhout antes da secção de areia, e alcançar Iserbyt um pouco antes da reta final, passou-o nas barreiras e conseguiu assim a primeira vitória de sua carreira na Taça do Mundo de Ciclocrosse (Elite).

Resumo em Vídeo

Eli Iserbyt, que continua na liderança da classificação geral, e Vanthourenhout ambos da Pauwels Sauzen – Bingoal, terminaram segundo e terceiro respectivamente.

TOP 10 final

Pos.Nome (País) EquipaTempo
1Tom Pidcock (GBr) Ineos Grenadiers1:03:26
2Eli Iserbyt (Bel) Pauwels Sauzen – Bingoal0:00:03
3Michael Vanthourenhout (Bel) Pauwels Sauzen – Bingoal0:00:08
4Quinten Hermans (Bel) Tormans Cyclo Cross Team0:00:12
5Lars van der Haar (Ned) Baloise Trek Lions0:00:15
6Toon Aerts (Bel) Baloise Trek Lions0:00:35
7Laurens Sweeck (Bel) Pauwels Sauzen – Bingoal0:00:54
8Corne Van Kessel (Ned) Tormans Cyclo Cross Team0:01:03
9Vincent Baestaens (Bel) Cx Team Deschacht-group Hens-containers Maes0:01:07
10Toon Vandebosche (Bel) Pauwels Sauzen – Bingoal0:01:09

Corrida feminina

Marianne Vos já havia deixado excelentes indicações na corrida da semana passada em Val Di Sole, e hoje venceu a décima etapa da Taça do Mundo de Ciclocrosse em Rucphen. A holandesa bateu a sua compatriota e campeã do mundo Lucinda Brand ao sprint.

Sem neve nem lama em Rucphen, num percurso seco e rápido (à imagem dos circuitos dos EUA), Marianne Vos (Jumbo-Visma Women) foi a fez um inicio forte e Lucinda Brand (Baloise Trek Lions)seguiu-a sempre de perto, assim como as jovens Van Empel e Pieterse.

Denise Betsema (Pauwels Sauzen – Bingoal), que tem vindo a descer de rendimento relativamente ao início da temporada, teve uma má partida e teve que recuperar terreno.

No final da primeira volta havia o grupo das 4 da frente descritas antes, e um segundo grupo com Betsema, Annemarie Worst e Inge van der Heijden a 10 segundos das líderes.

No final da volta 3, Worst e Betsema conseguiram fechar o espaço e juntar-se à frente, e na penúltima volta Marianne Vos, Denise Betsema e Lucinda Brand estão juntas a discutir a corrida.

A decisão acabaria por ficar para os últimos metros, numa corria electrizante, com Marianne Vos a levar a melhor sobre Brand no final. Betsema acabou por chegar desgastada a esta fase da corrida, tendo que se contentar com o terceiro lugar do pódio.

Lucinda continua na liderança da classificação geral da Taça do Mundo.

Resumo em vídeo

Top 10 final da corrida

Pos.Nome (País) EquipaTempo
1Marianne Vos (Ned) Jumbo-Visma Women Team0:54:14
2Lucinda Brand (Ned) Baloise Trek Lions
3Denise Betsema (Ned) Pauwels Sauzen – Bingoal0:00:08
4Fem van Empel (Ned) Pauwels Sauzen – Bingoal0:00:17
5Puck Pieterse (Ned) Alpecin – Fenix0:00:19
6Annemarie Worst (Ned) 7770:00:44
7Shirin Van Anrooij (Ned) Baloise Trek Lions0:01:16
8Sanne Cant (Bel) Iko – Crelan0:01:19
9Eva Lechner (Ita) Trinx Factory Team0:01:38
10Inge van der Heijden (Ned) 7770:01:40

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Egan Bernal continua nos cuidados intensivos, após cirurgia

Egan Bernal continua nos cuidados intensivos, após cirurgia

Ivo e Rui Oliveira alcançam vitória na prova de madison

Ivo e Rui Oliveira alcançam vitória na prova de madison

Egan Bernal sofre acidente durante treino

Egan Bernal sofre acidente durante treino

15.ª Taça do Mundo de Ciclocrosse – Hoogerheide

15.ª Taça do Mundo de Ciclocrosse – Hoogerheide

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos